Notícias

“É como se estivesse me visitando pessoalmente”, explicou Ivanise Ferreira de Lima, paciente com Covid-19 internada no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), que realizou a milésima visita virtual.

Desde o início de abril de 2020, por conta da suspensão das visitas presenciais aos pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19 no Instituto Central, o Núcleo de Humanização, em parceria com o Núcleo de Cuidados Paliativos, desenvolveu o projeto Visita Virtual, com o objetivo de propiciar o encontro à distância entre pacientes e familiares. As visitas virtuais são conduzidas por uma equipe de profissionais treinada, seguindo protocolos de segurança, controle de infecção e também de comunicação, facilitando a intermediação entre o paciente e sua família. 

Saiba mais sobre o projeto na matéria publicada no site da FMUSP, clique aqui. As conversas, durante as visitas virtuais, ajudam a diminuir preocupações entre pacientes e familiares e permitem demonstrações de afeto que os fortalecem. A paciente Ivanise assistiu a neta dela ler um poema feito especialmente para a avó e disse: “é maravilhoso e faz a gente ficar feliz com a família”.