Notícias


O ilustre Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho (1867-1920), médico, gestor, sanitarista, fundador e patrono desta Faculdade, recebeu a tradicional homenagem na data de sua morte, 5 de junho, em sessão realizada na Sala da Congregação da FMUSP.

Devido ao dia chovediço, a entrega das flores ao Busto de Arnaldo, que anualmente ocorre no jardim da Faculdade, foi realizada na própria Sala da Congregação, onde se reuniram o Prof. Dr. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, vice-diretor da FMUSP, e representantes da Associação dos Professores Eméritos, da Associação dos Antigos Alunos e da Comissão de Cultura e Extensão/Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz” da FMUSP, além das agremiações dos alunos.

“Muito mais do que máquinas e tecnologias, precisamos sempre nos lembrar e valorizar as pessoas, que são o maior bem desta Casa”, comentou o Prof. Dr. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, vice-diretor da FMUSP.

“O modelo de escola criado, os nomes que atraiu para as cátedras, inclusive do exterior e, posteriormente, a estreita parceria que estabeleceu com a Fundação Rockfeller, consolidariam esse projeto (e imagem). São Paulo caminhava para se tornar uma metrópole, Arnaldo assumia de bom grado seu ‘bandeirantismo’ na promoção dessa ‘paulistanidade’”, disse o professor José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres, Titular do Departamento de Medicina Preventiva.

Ayres fez uma retrospectiva da história e do pensamento do Dr. Arnaldo, sem deixar de ressaltar o papel do profissional da saúde no contexto atual. “Seremos mais ‘filhos de Arnaldo’ quanto menos quisermos nos agarrar às imagens que o moveram em sua época (...) e daremos mais vida à sua memória quanto mais buscarmos construir imagens potentes a partir do que ela nos inspira a conservar. Mas, especialmente, a mudar”, disse Ayres.