Notícias

Por sua trajetória marcada pela formação de novas gerações de médicos, assistência de excelência aos pacientes e desenvolvimento de pesquisas reconhecidas internacionalmente, o Prof. Dr. Ricardo Nitrini, 75 anos de idade, foi homenageado, no dia 05 de maio de 2022, por colaboradores da Instituição.

Ele concluiu seu ciclo de trabalho e se aposenta. Foram quase cinco décadas de liderança e dedicação ao Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e à Divisão de Neurologia do Instituto Central (IC) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Em sua nova fase, o Prof. Dr. Ricardo Nitrini continuará atuando na FMUSP, na qualidade de Professor Sênior.

Ao agradecer a homenagem, diante do Teatro da FMUSP lotado, o Professor lembrou, através de projeção de fotos no telão, toda sua história acadêmica e profissional, além de ter citado alguns pontos da vida pessoal. Desde sua atuação no time de futebol da Atlética, durante a graduação em Medicina na FMUSP, o período em que fez residência, concursos docentes, à presença em salas de aula, laboratórios e congressos. A esposa, Sra. Roseli Nitrini, filhos e netos estiveram presentes.

Formaram a mesa solene o Vice-Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Roger Chammas, que representou o Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho; a Diretora Clínica do HCFMUSP, Profa. Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; e o Membro Titular do Conselho Diretor do ICHC, Prof. Dr. Luiz Augusto Carneiro D´Albuquerque, que representou o Presidente do Condir ICHC, Prof. Nelson De Luccia.

Também participaram o Diretor Adjunto da Diretoria Executiva do ICHC, Dr. Marcelo Cristiano de Azevedo Ramos, que representou a Diretora Executiva, Dra. Lucila Pedroso da Cruz; o Diretor do Corpo Clínico do ICHC, Dr. Marcelo Cristiano da Rocha; e o Diretor da Divisão de Neurocirurgia do Instituto Central, Prof. Dr. Manoel Jacobsen Teixeira.

Prestigiaram o evento a Titular da Disciplina de Neurologia Infantil da FMUSP e Diretora do Serviço de Neurologia Infantil do ICHC, Profa. Dra. Umbertina Conti Reed; o Professor Associado do Departamento de Neurologia da FMUSP e representante da Divisão de Clínica Neurológica do ICHC, Prof. Dr. Luiz Henrique Martins Castro e a Profa. Dra. Sonia Maria Dozzi Bruçki, do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento.

Prof. Roger Chammas, Vice-Diretor da FMUSP, discursa em homenagem ao Prof. Ricardo Nitrini