Após quase oito anos de vida, a Horta da FMUSP foi reconhecida oficialmente como uma das Hortas Urbanas do município de São Paulo. A certificação veio no dia 8 de março de 2021, coroando o trabalho voluntário de membros da comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Hospital das Clínicas da FMUSP e voluntários externos.
As atividades na Horta da FMUSP, por exemplo, são desenvolvidas no terraço da Faculdade, próximo ao Prédio da Administração, e destinam-se à produção de alimentos saudáveis, agroecologia e cultivo de Plantas Alimentícias Não-Convencionais. O objetivo desse tipo de plantio é utilizar locais pouco aproveitados em prédios e terrenos para cultivar frutas e hortaliças sustentáveis, mostrando que é possível cultivar alimentos na cidade.
Em geral, a horticultura urbana está associada a benefícios como acessibilidade a alimentos frescos e livres de agrotóxicos, fonte de renda alternativa e diminuição da dependência de alimentos trazidos de longe, aumentando a resiliência das cidades em momentos de insegurança alimentar, como a atual.
"Além disso, as pequenas plantações espalhadas pela cidade são um estímulo à socialização e ao contato com a natureza, construindo ambientes de lazer e integração social. Antes da pandemia do coronavírus, diversos encontros, cursos e almoços coletivos foram realizados na Horta da FMUSP", afirma a Profa. Thais Mauad, do Departamento de Patologia da FMUSP e uma das responsáveis pela Horta.
As várias hortas de São Paulo podem ser encontradas na plataforma SAMPA+rural: https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/