A EEP - Escola de Educação Permanente do HCFMUSP certificou, nos últimos 14 anos, 435 mil 840 alunos, o que corresponde a mais de 3% da população da cidade de São Paulo. Esse número expressa a dedicação à EEP pelo Prof. Dr. Décio Mion Junior. Na sexta-feira (4 de novembro), ao lado de familiares, ele recebeu homenagem ao deixar o cargo de Diretor Geral daquela unidade do HCFMUSP.
A Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá definiu o Prof. Dr. Décio Mion Júnior como um desbravador na área da pesquisa clínica e na educação.
Seu colega de turma na faculdade, o ex-Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho também destacou o reconhecimento profissional. O Superintendente do HCFMUSP, Engº Antonio José Rodrigues Pereira agradeceu a lealdade do homenageado.
O novo Diretor Geral da EEP, Prof. Dr. Rogério Souza destacou o trabalho de seu antecessor na fundação da Escola de Educação Permanente e formação de equipe de qualificação profissional. E descerrou placa com o nome “Sala Prof. Dr. Décio Mion Júnior” à principal área de ensino do prédio.
Formado, em 1976, em Medicina pela FMUSP, o Prof. Décio Mion Júnior cursou Residência em Clínica Médica e Nefrologia. Depois de concluir o Doutorado em 1988, aprimorou seus estudos no Centro Avançado de Pesquisa Cardiovascular na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.
Ao voltar ao Brasil, passou a chefiar a Unidade de Hipertensão do HCFMUSP, atuando em pesquisas sobre mecanismos de regulação da pressão, avaliação clínica e medida da pressão de monitoração ambulatorial da pressão arterial.
Dedicou-se, nos últimos 12 anos, a comandar a Escola de Educação Permanente do HCFMUSP, inovando e modernizando as atividades da Instituição. É autor de 17 livros médico-científicos e obras voltadas para o público leigo em relação à hipertensão.