Notícias

Iniciativa busca engajar e ampliar vacinação na faixa prioritária

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade vinculada ao Hospital das Clínicas da FMUSP e à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, lançou uma edição especial da Revista Turma da Mônica Jovem. O material aborda a importância da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) de forma educativa e acessível.

A publicação é fruto de uma parceria entre o Icesp, o Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO) da USP e o Instituto Mauricio de Sousa. Disponível gratuitamente no site do Icesp, a revista busca engajar o público jovem, faixa etária prioritária para a imunização.

O professor titular da FMUSP e coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp, Prof. Dr. Roger Chammas, explica que a ideia do projeto surgiu para ampliar a comunicação sobre a segurança da vacinação. “A parceria com o Instituto Mauricio de Sousa foi estratégica para criar um material lúdico para jovens de 9 a 14 anos, público-alvo da cobertura vacinal contra o vírus no país. Além disso, buscamos capacitar professores da rede pública para discutir o tema nas escolas e, assim, contribuir para que crianças e adolescentes sejam replicadores de informação qualificada”, afirma.

De acordo com a chefe do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Câncer do Icesp, Profa. Dra. Luisa Lina Villa, a vacinação e a realização de exames preventivos, como o Papanicolau, são fundamentais para reduzir os casos de cânceres associados ao HPV. Apesar disso, as taxas de vacinação e rastreamento no Brasil ainda são insuficientes, o que reforça a necessidade de ações como esta.

Para mais informações e acesso à revista, visite: icesp.org.br/turma-da-monica-jovem-formulario/

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail:imprensa@fm.usp.br