Notícias


Um projeto de pesquisa multicêntrico inédito envolvendo universidades, hospitais e o setor privado irá coletar dados de crianças e jovens recém-diagnosticados com Lúpus Eritematoso Sistêmico Juvenil (LESJ), por um período de dez anos.

A iniciativa pioneira posiciona o Brasil como um centro de referência  no conhecimento de em características clínicas, genéticas e ambientais relacionadas a essa doença rara. É o início de um banco de dados que pode abrir novos caminhos para cuidados mais assertivos.

“Este é um dos primeiros estudos prospectivos dirigidos especificamente ao LESJ, incluindo vários aspectos e com a participação de 32 serviços terciários de Reumatologia Pediátrica das cinco regiões do Brasil, sendo que todos todos são centros de referência nos cuidados com o LESJ”, conta o professor de Pediatria da FMSUP e chefe técnico-científico das unidades de Reumatologia e de Adolescentes do Instituto da Criança (ICr) do HCFMUSP, Dr. Clovis Artur Almeida da Silva, responsável pelo grupo de trabalho BRAC-SLE Inception Cohort Study 2020-2030.

De 2020 a 2030, o projeto vai avaliar questões clínicas, laboratoriais (como autoanticorpos e lípides) e genéticas, aspectos ambientais (como poluição atmosférica, vírus) e tratamentos realizados em 400 pacientes recém-diagnosticados com LESJ, em até seis meses. A coleta de dados será semestral.

O LESJ é uma doença crônica e rara autoimune, inflamatória, sistêmica e potencialmente grave. O acompanhamento da sua evolução pode ser essencial para reconhecer o espectro clínico e evitar danos aos órgãos acometidos pela doença. Serão avaliados, por exemplo, os perfis de autoanticorpos (FAN, anti-DNA, anti-SM, anti-Ro/SSA, anti-La/SSB, anti-RNP, anti-cardiolipina, anticoagulante lúpico, anti-B2 glicoproteína 1) de um grupo de 400 pessoas, além do perfil lipídico (colesterol total, frações e triglicérides), os exomas de lactentes e de pré-escolares, totalizando 60 pacientes. As coletas de sangue e DNA também serão utilizados na construção de um biorrepositório.

Saiba mais sobre o projeto aqui.