Notícias

Inovação tecnológica em saúde marcou a presença do HCFMUSP na 26ª edição da Feira Hospitalar, que reuniu de 21 a 24 de maio, no Expo Center Norte, 1,2 mil expositores e 40 mil visitantes do Brasil e países estrangeiros. Mais de mil pessoas visitaram o estande do Hospital das Clínicas da FMUSP. No espaço didático Talk HC, uma série de 15 palestras especiais foi acompanhada por um público de cerca de 700 pessoas interessadas na experiência, estratégias e empreendedorismo ao longo de 75 anos de atividades do HCFMUSP completados este ano. 

Mudança de cultura organizacional após implantação de custos; gestão de projetos estratégicos; segurança do paciente; soluções tecnológicas e gestão de convênios públicos foram alguns dos temas do Talk HC. No dia 21 de maio, o público conheceu o pré-lançamento da mais nova ação da instituição na área de inovação, o projeto Distrito Inova HC, que consiste em criar espaço para o desenvolvimento de soluções em saúde por meio das chamadas startups (empresas recém-criadas e rentáveis). A parceria estratégica será feita com a Distrito, uma plataforma de inovação aberta dedicada a avaliar pesquisas que possam gerar inteligência e investimentos. O Distrito Inova HC vai funcionar nos dois últimos andares do prédio onde está instalado o  Centro de Atenção à Saúde do Colaborador (CeAC). 

A feira contou ainda com um painel que reuniu profissionais de Enfermagem do HCFMUSP, no dia 24. Sob o tema principal “Desenvolvendo Pessoas no Contexto Hospitalar”, as palestras analisaram o uso de tecnologias, novos talentos e aspectos éticos. A realização é do Comitê de Integração da Assistência de Enfermagem (CIAENF). Durante a programação da Feira Hospitalar, o Congresso de Reabilitação, promovido pelo  Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea) e Rede Lucy Montoro, reuniu médicos e integrantes da equipe multidisciplinar de institutos e centros ligados à Rede. O painel discutiu assuntos ligados a tecnologia e saúde.