Notícias

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP e a Alana Foundation, em associação com os Professores Orestes Forlenza, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Wilson Araújo da Silva Jr., da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), e Daniele de Paula Faria, do Laboratório de Medicina Nuclear do HCFMUSP, se unem para oferecer o 1st USP/ALANA Workshop - Down Syndrome Research and Advocacy.

O evento marca o início das discussões para a criação de uma Rede Brasileira de Pesquisa em Síndrome de Down e de um Programa Escolar na USP para indivíduos com limitações intelectuais.

O workshop será realizado no Anfiteatro Professor Paulo Vaz de Arruda, no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq), no dia 21 de março de 2023, o Dia Internacional da Síndrome de Down. A programação científica será composta por conferências e simpósios temáticos, que mostrarão uma visão geral das recentes pesquisas em Síndrome de Down realizadas por pesquisadores brasileiros e sua interface com lideranças internacionais.

Ao final, haverá uma discussão em mesa-redonda sobre o papel da Universidade na promoção da pesquisa em alto nível nesta área do conhecimento. Além disso, o debate também abordará como facilitar a inclusão de pessoas com limitações intelectuais na comunidade acadêmica. 

O 1st USP/ALANA Workshop - Down Syndrome Research and Advocacy é gratuito e direcionado ao público acadêmico, incluindo pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, além de profissionais e gestores que atuam na área. A pré-inscrição é necessária e mais informações estão disponíveis através do link: https://prpi.usp.br/strategic-workshops/.