Cerca de 130 alunos e 20 professores participantes do Jovem Doutor da cidade de Santos visitaram a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e receberam homenagens pela dedicação e envolvimento no programa, ontem (29/10), no Centro de Convenções Rebouças. Os estudantes puderam interagir com a inteligência artificial Alexa, através do assistente virtual Echo Dot, e também com um projeto de robótica que utiliza sensores de ultrassom para simular um sonar. Esses recursos marcam o início da inteligência artificial e do ensino de robótica nas atividades do Jovem Doutor, que já trabalha com educação a distância e telemedicina na promoção da saúde, no estímulo a criatividade, na socialização e na melhora da qualidade de vida de muitos jovens.
Na solenidade, o Prof. Chao Lung Wen, Chefe da Disciplina de Telemedicina da FMUSP e idealizador do Jovem Doutor, disse: “mesmo com o advento das tecnologias, o professor é insubstituível, porque ele é criativo, construtivista, cidadão, empreendedor e pesquisador”. Estiveram presentes o deputado estadual Professor Kenny e a vereadora Audrey Kleys, que falaram sobre como ajudar na consolidação do Jovem Doutor como projeto de lei em Santos, litoral Sul de São Paulo.
A Profa. Francisca de Freitas, da Unidade Municipal de Ensino Pedro II, relatou ser desafiador o papel dela como preceptora no projeto Jovem Doutor, “porque não é o método de ensino tradicional, a participação do aluno passa ser efetiva, tem alteração do espaço físico, não tem avaliação e há muita interação e rodas de conversas”. A Profa. Francisca ainda complementou: “conhecer a FMUSP é uma experiência enriquecedora para os alunos perceberem que o mundo é maior que a comunidade que eles vivem”.
O aluno David de Barros, veterano do Jovem Doutor e cursando o 1º ano do Ensino Médio, declarou: “tenho ensinado o que aprendo aqui para outras pessoas e escolas da comunidade, visitar a Faculdade de Medicina é sensacional”.