Notícias


Nesta segunda-feira (19/04), os calouros tiveram sua primeira aula com o Prof. Milton de Arruda Martins, do Departamento de Clínica Médica, e Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mais de 170 alunos se reuniram online para acompanhar as instruções iniciais do Professor, que conversou desde tópicos atuais, como a necessidade de se conseguir informações confiáveis em detrimento das fake news, até a estrutura dos cursos de Medicina ao redor do mundo. 

Houve muito espaço para perguntas pelo chat e através da fala dos alunos que quiseram se manifestar. Funcionários do setor administrativo também compareceram para responder às dúvidas práticas dos alunos sobre matrícula, benefícios e suporte institucional. Ao final, o Prof. Milton desejou, em nome da equipe, felicidade aos calouros nos próximos “seis melhores anos de suas vidas”.

Na parte da tarde, foi a vez das entidades acadêmicas se apresentarem e conversarem com os ingressantes. O pessoal da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) introduziu a importância da organização dos alunos em diferentes movimentos. A extensão acadêmica MediTech trouxe alguns vídeos sobre temas abordados pelo grupo, como robótica e impressão 3D. Em seguida, foram apresentados o projeto Bandeira Científica, a extensão Fisioterapia Pró-Seleção (Pró-S) e a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), que se destacou em sua apresentação ao preparar um questionário online abordando sua atuação e oferecendo um brinde culinário à caloura que obteve maior pontuação.

Após um breve intervalo, foi a vez do CLEV falar sobre sua atuação na área de intercâmbio. Um representante da Aliança Bíblica Universitária (ABU) conversou com os recém-chegados sobre os objetivos da organização e ofereceu total apoio a qualquer um que lhes procurar. Por fim, a Mimesis explicou suas ideias sobre mistura entre arte e saúde e organizou um jogo com participação dos calouros, uma espécie de “telefone sem fio” com uso de ilustrações. 

A última apresentação foi feita pela FMUSP Solidária, que reuniu suas diretoras para introduzir o projeto e sua atuação conectando estudantes a oportunidades de trabalho voluntário, com destaque para saúde de populações vulneráveis. Também foram mostrados vídeos com depoimentos emocionados dos integrantes. Ao final, os alunos de cada curso se separaram em grupos para aprofundar as conversas. 


Prof. Milton de Arruda Martins
 Alunos conectados no segundo dia da Semana de Recepção dos Calouros