Notícias

O II Simpósio Internacional KIDS SAVE LIVES BRASIL foi realizado na última sexta-feira, dia 15 de outubro. Foi um evento científico e cultural ligado à iniciativa global World Restart a Heart que visa aumentar as taxas de ressuscitação cardiopulmonar por cidadãos leigos. O evento foi aberto ao público e transmitido pelo canal de YouTube do KIDS SAVE LIVES BRASIL, tendo início às 8 horas da manhã e contando com atividades até o final da tarde.

“Tivemos participações e apresentações de graduandos, docentes, coordenadores nacionais e internacionais do projeto, especialistas da área, assim como de vários parceiros nacionais e de voluntários do projeto”, diz a Profa. Naomi Kondo Nakagawa do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e uma das Coordenadoras Nacionais do KIDS SAVE LIVES BRASIL, juntamente à Profa. Maria José Carvalho Carmona da Disciplina de Anestesiologia da FMUSP.

As palestras abordaram temas relacionados à educação em saúde e orientações sobre como agir diante de casos de AVC, parada cardiorrespiratória, infarto agudo do miocárdio e afogamento de crianças. Também se destacaram os depoimentos de sobreviventes e de cidadãos que salvaram a vida de entes queridos com as competências desenvolvidas no treinamento oferecido pelo projeto KSLB.

Ação social

O KIDS SAVE LIVES BRASIL visa ensinar práticas básicas de suporte de vida em indivíduos com parada cardiorrespiratória a alunos e professores da rede pública. No dia 8 de outubro, o projeto visitou a Escola Estadual Prof. Bento da Silva César, em São Carlos, onde foram treinados entre 250 e 300 estudantes, do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, professores e funcionários pelo time de instrutores e voluntários do projeto.

“Foi uma experiência muito enriquecedora e inspiradora, fomos recebidos de braços abertos”, conta a Profa. Naomi Kondo. “O mais importante foi ver a satisfação nos olhinhos das crianças e dos adolescentes pela oportunidade de um aprendizado diferente e importante na sua escola”, completa.