O lançamento do livro interativo Atlas de Multimídia de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi realizado durante o XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (Tórax) 2023, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de maio de 2023, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. A obra reúne textos, fotos, figuras, vídeos e áudios descritivos dos procedimentos e técnicas operatórias já feitas pela equipe de cirurgiões torácicos do HCFMUSP.
A Disciplina de Cirurgia Torácica da FMUSP teve início com a criação da primeira Clínica Cirúrgica em 1935 e, de lá até os dias atuais, sempre apresentou o pioneirismo e a inovação em seus preceitos, que a levaram a se destacar, inclusive, com reconhecimento internacional pelo alto nível de ensino, pesquisa e assistência.
A publicação do Atlas, com o texto dividido em seis grandes áreas técnicas, 21 secções e 72 capítulos, demonstra a grande abrangência de conteúdos e vai de encontro com um dos princípios da disciplina, que é o compartilhamento do conhecimento, maior motivação para a elaboração do livro. No total, são 60 colaboradores, membros atuantes ou egressos da Disciplina de Cirúrgia Torácica da FMUSP que já participaram ou ainda estão na ativa das cirurgias na instituição. O editor do Atlas Multimídia de Cirúrgia Torácica é o Prof. Paulo M. Pêgo Fernandes, Vice-Diretor da FMUSP, Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Torácica da FMUSP e Presidente da Comissão Científica do Instituto do Coração do HCFMUSP.
O Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica abordou temas contemporâneos e inovação, “com atividades voltadas para o aprimoramento e discussões sobre a prática clínica, com a participação de convidados referência em Cirúrgia Torácica e transmissão de procedimentos cirúrgico em tempo real”, descreveu o Prof. Paulo Pêgo, Presidente do Toráx 2023. Entre os trabalhos e pôsteres premiados durante o congresso, quatro são da Cirúrgia Torácica do HCFMUSP:
-Preditores de complicações após colocação de tubo T de Montgomery em pacientes com estenose benigna de traqueia;
- EPOC 2373 Associação entre índice de massa corpórea e morbimortalidade pós-cirúrgicas em pacientes com câncer de pulmão em estágio inicial: evidências do registro brasileiro de câncer de pulmão;
- EPOC 2504 resultados da desobstrução por técnica híbrida em portadores de estenose traqueal em fundo-cego;
- EPOC 2947 tratamento cirúrgico da estenose traqueal congênita com suporte em ECMO em pacientes pediátricos.