A Medicina Pinheiros foi campeã geral da edição 2018 da Intermed, uma das maiores e mais tradicionais competições esportivas universitárias da América Latina. As equipes da FMUSP conquistaram 129 pontos nas diversas modalidade esportivas. Em segundo lugar, com 100 pontos, ficou a Faculdade de Medicina do ABC, campeã dos últimos três anos, seguida da Santa Casa de Misericórdia. A Escola Paulista de Medicina, rival histórica da Medicina Pinheiros, ficou na sexta colocação.
Os estudantes da FMUSP também conquistaram o primeiro lugar nas modalidades futsal masculino, futebol de campo, tênis de mesa feminino, basquete feminino, natação feminina e atletismo masculino, tendo também chegado a oito semifinais em outras modalidades.
Em uma pausa das atividades acadêmicas, provas e trabalhos, centenas de alunos de diversas universidades do estado de São Paulo se encontram anualmente em alguma cidade do interior de São Paulo, durante a Semana da Pátria, para disputar a Intermed. Este ano, o desafio foi em Franca, a cerca de 400 quilômetros ao norte da Capital paulista.
Realizada pela primeira vez em 1966, a Intermed já teve 52 edições, incluindo a de 2018, sendo que a Medicina Pinheiros detém o título geral em 35 delas. “Foi a primeira vitória desde 2013, depois de um jejum de quatro anos, o maior da nossa história. Participamos de um total de 48 campeonatos até agora. Nesse último, tivemos a participação massiva dos alunos de todos os anos da Graduação, além da presença de muitos ex-alunos que foram prestigiar os jogos”, de acordo com Matheus Zanelatto Junqueira, vice-presidente da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC) da FMUSP.
Organizada por 19 faculdades por meio da Liga Esportiva das Atléticas de Medicina do Estado de São Paulo (LEAMESP), este ano a competição contou com as seguintes modalidades: futsal masculino e feminino, basquete masculino e feminino, handebol masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, futebol de campo, natação masculina e feminina, atletismo masculino e feminino, tênis masculino e feminino, tênis de mesa masculino e feminino, beisebol, xadrez, judô e, pela primeira vez, judô feminino como demonstrativo.