Em sua sétima edição de ação de saúde mental “IPq Portas Abertas”, o Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP reunirá mais de 250 especialistas para conversar sobre saúde mental, em ação gratuita e aberta ao público. A ideia é explicar em linguagem simples o que são os transtornos psiquiátricos, seus sintomas e tratamentos e como eles podem influenciar no suicídio.
A ação acontece no 28 de setembro, das 8h às 17h, no prédio do IPq e integra as programações do “Setembro Amarelo”, numa campanha capitaneada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
O “Setembro Amarelo” é uma campanha nacional iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e que por sua vez está alinhada ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado mundialmente no dia 10 de setembro.
Segundo os organizadores, a ideia é disponibilizar informações atuais e confiáveis sobre diversos transtornos mentais, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar, TOC, esquizofrenia, agorafobia, psicose, transtornos do impulso, dependências tecnológicas, anorexia, bulimia, compulsões, dependência química, autismo, automutilação e muitos outros.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que os casos de suicídio aumentaram 60% nos últimos 45 anos e que mais de 1 milhão de pessoas no mundo morrem dessa forma todo ano. Cerca de 90% dos suicídios estão ligados a transtornos mentais. O preconceito em torno das doenças mentais faz com que as pessoas não procurem ajuda.
Os profissionais do IPq deverão focar principalmente a prevenção e estarão mobilizados durante um dia inteiro com o objetivo de estimular o combate ao estigma e preconceito por meio da informação. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link https://ipqportasabertas.hc.fm.usp.br/