Em sua tradicional cerimônia de recepção aos novos médicos residentes, a Comissão de Residência Médica (COREME) da Faculdade de Medicina da USP recebeu 734 médicos matriculados em 2018, que realizarão residência em 53 especialidades médicas. A cerimônia aconteceu no último dia 1 de março, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, com a presença de dirigentes do Complexo do Hospital das Clínicas (HC-FMUSP) e representantes de entidades da classe médica.
O Programa de Residência Médica da FMUSP, que atualmente atende a 1664 residentes, permanece com inscrições abertas até o dia 15 de março. O processo seletivo para ingresso é realizado anualmente, com normas divulgadas em edital público, que pode ser acessado no link https://goo.gl/eRxpxG
O diretor da FMUSP, professor José Otávio Costa Auler Jr, abriu a cerimônia dando as boas-vindas aos ingressantes e ressaltando as oportunidades de aprendizagem que os residentes terão no Complexo das Clínicas. Frisou que a trajetória profissional deve se pautar pela ética, respeito mútuo entre colegas e aos funcionários, bem como às regras institucionais e, principalmente, aos pacientes.
O superintendente do HC, engenheiro Antônio José Rodrigues Pereira, lembrou os números gigantescos envolvendo os atendimentos e procedimentos das Clínicas, e convidou os residentes a participar do treinamento interno da Cartilha de Compliance, que acontecerá no dia 21 de março.
A diretora clínica do HC, professora Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, lembrou que o que irá definir o sucesso dos residentes é a relação médico paciente, que deve ser pautada pelo respeito e pela responsabilidade social. Ressaltou que aprender não é um processo passivo e que cabe a cada um aprender a aprender, pois as tecnologias e conhecimentos médicos mudam com muita velocidade e cabe a cada um se readaptar.
Vera Hermina Kalika Koch, coordenadora geral da COREME, conduziu a cerimônia e ressaltou que a contribuição para a saúde dos cidadãos embute uma responsabilidade política e social por parte dos médicos. Também participaram da cerimônia Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo, presidente da Associação dos Médicos Residentes da FMUSP (AMERUSP); José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM); Lincoln Lopes Ferreira, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB); Eduardo de Castro Humes, coordenador do Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno da FMUSP (Grapal); Lavínio Nilton Camarim, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM); Izabel Cristina Rios, coordenadora de Humanização do HC-FMUSP.