Notícias

O XXII Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman, realizado pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) na cidade de Salvador/Bahia entre os dias 11 e 13 de novembro, contou com a participação da Ouvidora da FMUSP, Alice Abi-Eçab, que apresentou em uma das oficinas temáticas o artigo "Capacidade propositiva das ouvidorias universitárias: um relato de experiência da Ouvidoria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo".

O trabalho relata a estrutura da Rede Apoio ao Estudante da FMUSP, na qual a Ouvidoria da FMUSP participa. O trabalho sugere a elaboração de um projeto de pesquisa por parte de ouvidorias universitárias, que seja capaz de “captar a realidade vivida pelos estudantes em sua relação de pertencimento e identificação com o ambiente universitário e suas expectativas e oportunidades de vivências e experimentações, tendo em vista o território público que integram e visando à melhoria contínua dos serviços institucionais”, segundo a Ouvidora.

O artigo está na 3ª edição da Revista Científica da ABO, lançada durante o evento. A edição traz estudos sobre a atuação das ouvidorias em instituições brasileiras. O relato da experiência da Ouvidoria da FMUSP traz uma reflexão sobre o foco das ouvidorias públicas como espaço que garanta um canal de diálogo direto entre população e o Poder Público, de forma a contribuir para o livre acesso à informação. Também menciona e contextualiza as principais funções das ouvidorias universitárias.

“Sem dúvida, a oportunidade da publicação de um artigo científico mostrando a relevância da função das ouvidorias universitárias e o papel da rede de atendimento da FMUSP é uma ação pioneira da Ouvidoria da Faculdade de Medicina da USP. O artigo dá continuidade aos esforços de divulgação dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade em geral”, afirma a ouvidora da FMUSP, agradecendo ao apoio e incentivo da Diretoria Executiva no desenvolvimento desse trabalho de prestação de serviço.