A Semana de Recepção aos novos alunos de Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) teve início em 12 de março de 2023, com a realização de uma cerimônia de boas-vindas presidida pela Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora da FMUSP, a todos os cursos: Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Física Médica. O tema dessa edição, definido para todas as unidades da USP, foi “Bem-vindos ao inesquecível”, e seguiu até o dia 17 de março.
Esse é um momento em que toda a comunidade acadêmica se mobiliza em um esforço conjunto, entre os diversos serviços e extensões estudantis, para o oferecimento das melhores atividades voltadas ao recebimento dos calouros. “A eles são apresentados a um novo universo, repleto de desconhecidos, mas que, rapidamente se formam grandes amizades, ainda, durante a primeira semana, que são levadas para sempre”, disse o Dr. Matheus Belloni Torsani, Diretor Executivo do Centro de Educação Médica da FMUSP e membro da Comissão de Integração (COIN) da Semana de Recepção.
A semana foi composta por visitas ao campus, inclusive ao Hospital das Clínicas da FMUSP, palestras, gincanas, rodas-de-conversas, introdução às extensões, programas de apoio aos estudantes, ligas universitárias, atléticas, comissões acadêmicas e cursos, que proporcionaram a interação entre os novos alunos, veteranos, professores, diretores e funcionários técnicos-administrativos.
O veterano Lucas Natan Izidoro da Silva, do curso de Terapia Ocupacional e voluntário integrante da COIN da Semana de Recepção aos Calouros 2023, mencionou o longo período que a comunidade FMUSP passou com restrições de convivência e circulação, devido à pandemia da Covid-19, e declarou: “acredito que a interação construída nesse espaço é fundamental para a concepção de um sentimento de pertencimento e acolhimento para os estudantes e suas famílias”. Lucas ainda complementou: “a Semana de Recepção também tem o papel de acolhê-los considerando a diversidade de pessoas e contextos que estão presentes na Faculdade de Medicina, respeitando e construindo a cada dia uma universidade mais pluralizada”.
Amanda Parisi, aluna nova do curso de Terapia Ocupacional, narrou que as atividades foram lúdicas, que os dias passaram rápidos e que ela tinha altas expectativas em relação à FMUSP, mas que ficou impressionada. “O quão grande é a instituição, e também a quantidade de oportunidades que teremos nos anos de formação, seja nas ligas, atléticas, intercâmbio e etc. Os meus sentimentos foram os melhores, foi pura integração essa semana. Levo dela pessoas, da Terapia Ocupacional, da Fonoaudiologia, da Fisioterapia ou da Medicina, para a graduação toda. E quem sabe para vida. Obrigada a todos por nos proporcionarem isso. Eu fui muito bem recepcionada, os integrantes da COIN arrasaram. As atividades que mais me marcaram foram as das extensões, como o Mad Alegria, Ema e o MedEnsina”, afirmou Amanda.
“É muito emocionante estar no lugar que eu tinha sonhado há tanto tempo. Todos os sentimentos se misturam, é um misto de felicidade e emoção estar dentro da FMUSP”, expressou João Gabriel Paulino Ribeiro, calouro do curso de Fonoaudiologia. Ele também contou que nunca irá esquecer a sensação de ver a catraca de entrada à Faculdade sendo liberada quando passou o seu crachá pela primeira vez. E disse: “Eu não sabia muito sobre o que esperar da Semana de Recepção, então permaneci aberto para experimentar e fui muito bem recepcionado e me senti muito acolhido, tanto pelos meus veteranos, quanto pelos veteranos dos outros cursos. Logo no primeiro dia já conheci minha turma e conseguimos conversar sobre o que esperamos do curso e também nos conhecer melhor. Uma das atividades que mais gostei foi a visita ao HCFMUSP, tudo lá é muito grande e me sentir de certa forma pertencente aquele lugar, foi incrível”.
O ingressante Leon Vinicius da Silva, comentou que tinha grandes expectativas por entrar na USP: “a Semana de Recepção me mostrou coisas ainda melhores e me deixou mais apaixonado pela universidade e pelas atividades do meu curso, Terapia Ocupacional. Eu me diverti muito em todas as atividades e consegui aproveitar bastante o que tinham a oferecer, a sensação foi tão boa que eu não queria mais sair”. Além disso, Leon Vinicius destacou que gostou da gincana feita no Centro de Práticas Esportivas da USP e por ter experimentado um pouco de cada modalidade. Ele enfatizou que gosta muito de esportes, mas nunca teve oportunidade de praticar. “Estou animado e já entrei para os treinos de vôlei, participo de algumas modalidades do campeonato BICHUSP. Estou ansioso para fazer parte de tudo e sou grato a todos que organizaram essa semana”, afirmou Leon.
A caloura Giovanna Galvão Scheidegger da Silva, que entrou esse ano no curso de Fisioterapia, salientou que foi emocionante fazer parte da instituição que tanto desejou. Ela disse: “minha recepção foi incrível. Os veteranos estavam sempre presentes, dispostos a sanar qualquer dúvida e acolhendo muito bem todos os alunos. Logo no primeiro dia, me fizeram sentir pertencente à universidade. Com certeza, minha atividade preferida foi o tour no Complexo HCFMUSP. Os institutos são sensacionais e proporcionarão atividades práticas muito relevantes ao longo a minha caminhada acadêmica”.