A Comissão Coordenadora (COC) da Graduação do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em colaboração com o Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM), promoveu uma ampla discussão sobre a Fisioterapia do Futuro, no dia 25 de julho de 2022, com base nos anos do Currículo 5052 e observando as diretrizes curriculares do Ministério da Educação.
Para esse propósito, diversas atividades foram realizadas na Sala do Futuro – recém-inaugurada, subdivididas em Acolhimento, Contexto do Curso de Fisioterapia na FMUSP, Avaliação do Programa, Grupos Focais, World Café, Plenária e Encerramento. O trabalho envolveu professores, alunos, ex-alunos e profissionais, do Complexo HCFMUSP e externos, que atuam em serviços de atendimento à saúde.
A Profa. Carolina Fu e a Profa. Ana Carolina Basso Schmitt, respectivamente Coordenadora e Vice-Coordenadora da COC do Curso de Fisioterapia na FMUSP, juntamente com a Profa. Naomi Kondo Nakagawa, também integrante da COC Fisioterapia e Vice-Presidente da CG FMUSP conduziram as dinâmicas. Em consentimento, a Profa. Carolina Fu afirmou: “buscamos cada vez mais que o aluno seja o centro da formação, com autonomia profissional; o currículo deverá ser interprofissional até 2030; e a internacionalização do curso por meio de convênios da Universidade será priorizada”, afirmou a Profa. Carolina Fu.
A Profa. Patricia Zen Tempski do CEDEM coordenou algumas das oficinas para avaliação do curso de Fisioterapia, a partir de metodologias embasadas no aprimoramento e na inovação, com foco no sucesso dos processos educacionais e as mudanças que eles promovem nos envolvidos, alunos, professores, colaboradores e na sociedade.
Estiveram presentes e participaram ativamente de todo o evento, a Profa. Raquel Aparecida Casarotto, Coordenadora, e a Profa. Renata Hasue, Vice-Coordenadora, ambas da Comissão de Área do Curso de Fisioterapia na FMUSP, a Profa. Silvia Maria Amado João, Chefe do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP e o Prof. Milton de Arruda Martins, Coordenador do CEDEM.