Notícias

A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) recebeu uma Menção Honrosa, concedida pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, em virtude do trabalho “Plano para eliminação/diminuição de mercúrio na FMUSP”, apresentado pela Comissão de Resíduos da instituição ao Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2022. A honraria reconhece o esforço de organizações de saúde que se destacaram por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade.

Os objetivos propostos no Plano para o complexo FMUSP foram embasados na adequação à Lei Nº 15.313, de 15 de janeiro de 2014, que dispõe sobre a proibição do uso, armazenamento e reparo de instrumentos de medição como esfigmomanômetros e termômetros contendo mercúrio. 

As ações incluíram: treinamento de pessoal, troca de termômetros, encaminhamento dos termômetros de mercúrio para tratamento e disposição final, orientação sobre descarte de lâmpadas à comunidade interna, entre outras ações.

“O Plano foi importante para que a Faculdade de Medicina se adequasse à lei, uma vez que o uso do mercúrio é proibido e os acidentes que envolvem essa substância têm consequências incalculáveis”, diz Simone Ley Omori Honda, gestora de resíduos da FMUSP.