Notícias


O HCFMUSP, através do Núcleo de Inovação Tecnológica (InovaHC) e a Fundação Faculdade de Medicina (FFM), firmou um convênio com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e passa a integrar o Programa Anvisa em Rede. O presidente da Anvisa, deputado e médico William Dib, além de dirigentes e pesquisadores do Complexo das Clínicas, participaram da sessão de lançamento da parceria, realizada nesta sexta-feira (05/04), na Sala da Congregação da FMUSP.

“Com esse acordo, o HCFMUSP se torna parte da Anvisa em Rede, uma estrutura de apoio para a elaboração de estudos em temas estratégicos emergentes e inovadores no campo da Vigilância Sanitária. A rede deve agilizar processos e pareceres técnicos e regulatórios”, disse a diretora do Instituto de Radiologia (InRad) do HCFMUSP, Prof. Marisa Riscalla Madi.

O contrato firmado terá duração de três anos, segundo Madi. O programa da Anvisa é composto por especialistas de instituições públicas e privadas em âmbito nacional, que prestam sua expertise em pareceres técnicos e científicos, visando qualificar e agilizar o processo de tomada de decisão da agência reguladora.

No InovaHC, o trabalho estará a cargo de um núcleo de apoio em evidência científica, encabeçado pelo professor Wanderlei Bernardo, da FMUSP. A equipe produzirá regulamentos sanitários, avaliação de tecnologias em saúde, produção de orientações técnicas e realização de estudos no campo da vigilância sanitária, em assuntos de fronteira técnico-científica.

Além do diretor-presidente da Anvisa, estiveram na mesa de abertura o Prof. Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho Diretor do InRad e diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do HCFMUSP, a Profa. Linamara Rizzo Battistella, diretora do Centro Colaborador da OMS para Reabilitação, o Prof. Jose Otavio Costa Auler Junior, diretor-geral da FFM, o engenheiro Antônio José Rodriguez Pereira, superintendente do HCFMUSP, e o Prof. Eduardo Mario Dias, da Escola Politécnica da USP.