O CAMO-Net Brasil National Hub está abordando as prioridades nacionais do Brasil no combate à resistência antimicrobiana (RAM). A RAM é uma ameaça crescente à saúde pública e tem consequências graves, como aumento da mortalidade e internamentos hospitalares mais prolongados. O governo brasileiro identificou áreas-chave de pesquisa, incluindo o acesso a medicamentos, a avaliação do impacto social e econômico, a formação de profissionais de saúde e a incorporação de tecnologias de saúde inovadoras.
O projeto se concentra em três temas principais: gestão de medicamentos, tecnologia e inovação na prescrição e cultura, contexto e comportamentos. Os pesquisadores estão conectados por meio de uma rede global, com centros nacionais no Reino Unido, Uganda, África do Sul, Índia e Brasil. O projeto também inclui aprendizagem bilateral entre países e um programa abrangente para mobilização de conhecimento, fortalecimento de capacidades e coprodução de intervenções sustentáveis.
O financiamento para este projeto é fornecido pelo Wellcome Trust do Reino Unido.
Ao contrário dos modelos de financiamento tradicionais, cada país e projeto da rede recebe o seu próprio financiamento diretamente, independentemente.