Faleceu aos 83 anos de idade, na última quinta-feira (15/03/2018), o Prof. Dr. Sami Arap, professor titular e emérito pela Faculdade de Medicina da USP.
Nascido aos 14/07/1934, foi uro-oncologista e uropediatra graduado pela Faculdade de Medicina da USP, onde também concluiu o doutorado. Diretor Técnico da Divisão de Urologia do HCFMUSP de 1986 a 1998, foi presidente da Comissão de Transplante de Órgãos e Tecidos do HCFMUSP (1999-2002), membro do Conselho Diretor do HCFMUSP e membro fundador e responsável pelo Centro de Próstata (CENPRO- HCFMUSP).
Com especializações na França, Estados Unidos, Inglaterra e Bélgica, Arap empenhou-se em pesquisas da área da litíase, derivações urinárias e incontinência urinária. Dedicou-se profundamente à formação profissional de especialistas da área e foi chefe da Disciplina de Urologia e do Departamento de Cirurgia da FMUSP.
Pai do Dr. Marco Antonio Arap, médico assistente do Serviço de Urologia do HCFMUSP, Arap gostava de usar a frase “trabalhar é o melhor tratamento”, que resume seu ritmo de vida. Foi o primeiro de cinco filhos a abandonar o ofício de comerciante, uma tradição da família, originária da Turquia.
Foi membro fundador do Instituto de Urologia de São Paulo; membro da Academia Brasileira de Medicina, da Associação Médica Brasileira; da Associação Pan Árabe de Urologia; Assistente estrangeiro da Faculdade de Medicina de Paris, França; ex-presidente da Confederação Americana de Urologia; ex-presidente da Sociedade Latino Americano de Urologia Infantil.
Foi membro honorário da Associação Chilena de Urologia; da Associação Argentina de Urologia; da Associação Colombiana de Urologia; e da American Urological Association.
Nos anos mais recentes, o Prof. Dr. Sami Arap coordenou o Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio-Libanês.