Notícias

O Prof. Flair Carrilho, Titular do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP e diretor da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica, representou a ALEH - Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado no congresso promovido pela American Association for the Study of Liver Disiases – AASLD, ocorrido em São Francisco, Estados Unidos, de 9 a 13 de novembro.

A AASLD é uma das principais organizações de cientistas e profissionais de saúde comprometidos com a prevenção e cura de doenças do fígado, em todo o mundo.

Durante o encontro, que reuniu especialistas da América do Norte, Europa, Ásia e África, o Prof. Flair Carrilho apresentou um panorama geral da incidência e tratamento do carcinoma hepatocelular (câncer de fígado) na América Latina. O Hospital das Clínicas é o hospital que melhor tem resultados na detecção precoce deste tipo de câncer em pacientes com cirrose hepática, adiantou o professor.

O grupo de Hepatologia do Departamento de Gastroenterologia também participou do evento, com a exposição de 11 trabalhos científicos, coordenados pelos doutores Flair Carrilho, Alberto Farias, Claudia Oliveira, Denise Vezozzo, Suzane Kioko Ono, Daniel Mazzo e Mário Guimarães Pessoa.

O Prof. Alberto Farias foi agraciado com o Selo Presidental Poster of Distinction pelo trabalho intitulado  “Endogenous Heparinoid Effects during Bacterial Infections in Patients with Cirrhosis Do Not Impair Thombin Generation: A Prospective Study”, realizado pela aluna de Doutorado Marina Pomponet Motta, da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia, em colaboração com o Laboratório de Hemostasia do Serviço de Hematologia,  sob orientação do Dr. Alberto Farias. 

O estudo relata novos conhecimentos sobre os mecanismos de coagulação em pacientes com cirrose e infecção e tem um elevado potencial de contribuir para modificar as recomendações atuais de prevenção de trombose nesses pacientes.



Prof. Alberto Farias e Prof. Flair Carrilho