O Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes foi homenageado por sua atuação na vida pública, na universidade e na pesquisa do país em cerimônia ocorrida na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), na última sexta-feira, dia 26 de agosto de 2022. Desse modo, o professor conclui sua trajetória como gestor público, após ter se dedicado mais recentemente, entre 2003 e o início deste ano, à Fundação Faculdade de Medicina (FFM).
Ao longo desse período como Diretor Geral, ele cuidou de projetos, pesquisas e estudos clínicos, tendo coordenado logo que assumiu a FFM o Projeto de Restauro e Modernização do prédio histórico da FMUSP, um “desafio absolutamente hercúleo de ser vencido”, e que precisou de um intenso convencimento da sociedade e do governo de São Paulo.
“Foi a época em que eu senti que tínhamos uma Instituição de potencial absurdamente incomparável, e que a Fundação Faculdade de Medicina era um mero gestor de burocracias e atitudes da parte nobre da Instituição, que eram os professores, os funcionários e, principalmente, a razão de ser de tudo isso, os alunos. E ainda, acima dos alunos, a existência e a dedicação que devemos ressaltar aos nossos doentes que, infelizmente, continuam existindo”, declarou o Prof. Fava durante o evento.
A mesa solene foi presidida pelo Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho e contou com o Secretário de Saúde de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn, o Secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo, Prof. Dr. Davi Uip, o Diretor Presidente da FFM, Dr. Arnaldo Hossepian Jr., o Vice-Diretor Geral da FFM, Prof. Dr. Jose Otavio Costa Auler Junior, e o Subprocurador de Justiça do Ministério Público e Consultor Fiscal da FFM, Dr. Vidal Serrano.
Tendo assumido este ano as funções do Prof. Fava a frente da FFM, o Dr. Arnaldo Hossepian Junior destacou que a Instituição “deve muito do seu sucesso a Flavio Fava de Moraes”. Já o secretário Davi Uip destacou a compreensão “a frente do seu tempo” do homenageado em relação ao papel da FFM na prestação de contas ao setor público através do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público. “Sempre tentei mirar os passos do Prof. Fava, por ele ser um homem de características e qualidades ímpares”, concluiu.
O Dr. Jean Gorinchteyn, dirigindo-se diretamente ao Prof. Fava, definiu-o como um dos grandes ícones da Instituição, tendo transposto seu tempo e inúmeras dificuldades para passar o bastão às novas gerações. “Nosso agradecimento em nome do Governo do Estado de São Paulo e do nosso Governador Rodrigo Garcia. Parabenizo a sua ação e os seus exemplos”, disse.
Destacando a convivência próxima com o Prof. Fava ao longo de 12 anos, primeiro em seus dois mandatos como Vice-Diretor e atualmente como Diretor da FMUSP, o Prof. Tarcisio Eloy também dispensou sua homenagem. “Desenvolvi um sentimento muito grande de admiração (pelo homenageado), principalmente por sua serenidade nos momentos de tsunamis, incêndios e turbulências pelas quais passam quem vive na Universidade, no Hospital das Clínicas, e nesse mundo que é o Sistema de Saúde”, disse.
Recebendo aplausos de todos os presentes na Sala da Congregação da FMUSP, o Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes agradeceu às palavras de todos, sem se esquecer dos desafios e da missão da Instituição. “Aqui, no Complexo FMUSPHC, o dever é estar sempre na vanguarda e defender a ciência de forma enfática dessas agressões medíocres que, de certa forma, brotam contra a atividade científica. Esses momentos são muito recentes. Tenhamos atitude uníssona no sentido de defender a ciência e o conhecimento”, pontuou.
Ao final dos pronunciamentos, o homenageado recebeu uma réplica do busto do Prof. Arnaldo Vieira de Carvalho, idealizador e primeiro Diretor da FMUSP, além de um livro com coletânea de editoriais que assinou nos exemplares bimestrais do Jornal da FFM. Durante toda a solenidade, o Prof. Fava esteve acompanhado por diversos amigos e familiares.
Retrospectiva
Nascido em Lins, município na região centro-oeste do estado de São Paulo, em 1938, o Prof. Flavio Fava de Moraes já foi Reitor da USP (entre 1993 e 1997) e Diretor Científico da Fundação de Amparo à Ciência do Estado de São Paulo (FAPESP) (entre 1985 e 1993). Nos últimos 19 anos, dedicou-se à direção da FFM.
Sua gestão ganhou bastante destaque em 2020, quando a FFM teve papel vital no desempenho do HCFMUSP diante da pandemia da Covid-19, tanto no atendimento aos pacientes quanto na pesquisa.
Formou-se em 1960 pela Faculdade de Odontologia da USP, e dedicou-se à carreira acadêmica na própria Instituição e no Instituto de Biociências da USP, que dirigiu entre 1982 e 1986.
Foi Professor Visitante na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, presidiu o Conselho de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e exerceu o cargo de Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Participou de pesquisas científicas e tecnológicas em 39 países e possui mais de 150 trabalhos publicados, além de ter realizado a orientação de inúmeros títulos de Mestre e Doutores.