Notícias


A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) presta as condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão que conviveram com o Prof. Israel Nussenzveig, que faleceu no dia 16 de janeiro, aos 93 anos, na cidade de São Paulo.

O Prof. Israel Nussenzveig graduou-se no curso de Medicina da FMUSP em 1948 e tornou-se Professor Livre-Docente da Disciplina de Nefrologia do Departamento de Clínica Médica da FMUSP no final dos anos 1980. Além de ter tido uma virtuosa carreira no atendimento médico assistencial, o Prof. Israel deixou sua contribuição para a academia e, também, para a Nefrologia do país como um todo.

Leia a nota escrita pela Profa. Irene de Lourdes Noronha e o Prof. Roberto Zatz:

“Comunicamos, com profundo pesar, o falecimento do Prof. Dr. Israel Nussenzveig, um dos pioneiros da Nefrologia em nosso país e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

O Prof. Dr. Israel Nussenzveig decidiu dedicar-se ao estudo de doenças renais em 1952. Durante o ano seguinte trabalhou na França com o Prof. Jean Hamburger e, ao retornar, em 1954, juntou-se à Unidade de Doenças Renais, recém fundada pelo Professor Luís V. Decourt e chefiada pelo Prof. José Barros Magaldi. Seu interesse em Fisiologia Renal e equilíbrio hidroeletrolítico motivaram-no a publicar, já em 1957, um livro especializado, "Hidratação em Cirurgia, Clínica Médica e Pediatria".

Em 1960, o Prof. Nussenzveig foi um dos principais protagonistas de um momento histórico da Nefrologia Brasileira: a fundação da Sociedade Brasileira de Nefrologia, da qual foi o principal idealizador. A sessão solene ocorreu no anfiteatro da 2ª Clínica Médica do HCFMUSP, no dia 2 de agosto de 1960, com a presença do Prof. Hamburger, então, em visita a São Paulo. Coube ao Prof. Nussenzveig a redação da Ata de Fundação da SBN.

O Prof. Nussenzveig sempre atuou como médico do HCFMUSP. Durante sua longa carreira, publicou diversos artigos em periódicos nacionais, internacionais e no Atualidades em Nefrologia, com destaque para um estudo em que antecipou em vários anos o uso da relação Proteína/Creatinina na urina, e para um pioneiro livro sobre Síndrome Nefrótica, publicado em 1973. Durante um Encontro Paulista de Nefrologia, o Prof. Nussenzveig foi justamente homenageado quando uma sinopse de sua carreira foi apresentada pelo Dr. Jenner Cruz.

Manifestamos nossa solidariedade à família e aos amigos, a quem nos juntamos neste momento de dor”.