Notícias

O Prof. Ricardo Bento, Titular do Departamento de Otorrinolaringologia da FMUSP, foi indicado para integrar a Lancet Commission for Global Hearing Loss (Comissão Global Lancet para Perda Auditiva). Trata-se da maior iniciativa mundial em parceria junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção, tratamento e reabilitação da surdez no mundo.

Integram a comissão outros renomados pesquisadores da área: Prof. Blake Wilson e Debora Tucci, da Duke University, dos Estados Unidos, Bolajoko Olusanya, da Nigéria e Shelly Chada, diretora do Programa de Prevenção e Surdez da OMS, da Suíça.

O Prof. Ricardo Bento também é presidente do Comitê de Otologia e Otoneurologia da International Federation of Otolaryngological Societies e dedicou sua carreira às doenças do ouvido, em especial ao tratamento da surdez. Publicou mais de 300 artigos em revistas médicas nacionais e internacionais e possui dois tratados sobre o assunto.

Durante três anos, os cinco comissários deverão desenvolver estratégias propositivas de políticas públicas de prevenção, tratamento e reabilitação da surdez nos três níveis de atenção em saúde (Primário, Secundário e Terciário). Ao final do trabalho, as estratégias publicadas na revista médica inglesa Lancet, uma das publicações de maior fator de impacto (8.04) científico, deverão ser estruturadas como propostas e estratégicas a serem adotadas pela OMS e por todos os países membros.

Segundo relatórios de 2013 a 2015 da OMS, a surdez está no topo da lista entre as doenças mais incapacitantes e de maior impacto no índice de qualidade de vida. No mundo, aproximadamente 500 milhões de pessoas têm surdez moderada e/ou severa. Há projeções de que esse número aumente para 900 milhões de pessoas em 2050, o que representará 1 em cada 10 habitantes do planeta com problemas auditivos, números que impulsionaram um redirecionamento das estratégias de Saúde Pública da OMS.