Notícias

Projeto busca estimular participação de meninas nas ciências

Para incentivar mais meninas a mergulharem no campo das ciências, nada melhor do que apresentar personagens inspiradoras. A Profa. Dra. Ester Sabino, titular do Departamento de Patologia da FMUSP, é uma das pesquisadoras de destaque do jogo educativo “Mulheres Cientistas”, lançado recentemente e direcionado para crianças e adolescentes.

Desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Blumenau, o projeto é inspirado no tradicional “Jogo do Mico” e traz na carta número 4 do baralho o nome e os feitos da Prof. Ester, com ênfase no trabalho de coordenação do estudo de sequenciamento genético do coronavírus.


“Para mim é bastante especial essa homenagem, principalmente pela minha formação como pediatra. Fico emocionada ao ver crianças conhecendo mais sobre nosso trabalho e também sendo estimuladas a vencer barreiras e ingressar na ciência”, disse a professora.

Além do jogo, o material produzido é acompanhado de um livreto, que apresenta a história das cientistas. Junto à pesquisadora da FMUSP, grandes nomes da pesquisa do Brasil e do mundo também estão retratados, como a física Marie Curie, primeira mulher a ganhar um Nobel, a cientista social Lélia González, pioneira nos estudos sobre Cultura Negra no Brasil, e a matemática Katherine Johnson, integrante do time da Nasa responsável pelos cálculos que possibilitaram a viagem ao espaço.

O projeto, coordenado pelas professoras Selene de Souza Siqueira Soares (UFSC), Ana Julia Dal Forno e Luise Reips, está sendo implantado em escolas do estado de Santa Catarina. Mais informações sobre o Projeto Mulheres Cientistas podem ser acessadas no link: www.mulherescientistas.ufsc.br

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br