Reconhecimento da Câmara Municipal de São Paulo enaltece a trajetória titular da FMUSP na saúde pública e na área acadêmica
A Profa. Ludhmila Abrahão Hajjar, titular de Emergências Clínicas da FMUSP, recebeu o Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig na Câmara Municipal de São Paulo na segunda-feira, 2 de dezembro. A cerimônia foi transmitida pelo Portal da Câmara Municipal e canais oficiais.
A iniciativa reconhece mulheres cientistas, médicas e profissionais da saúde que têm se destacado na pesquisa científica ou no avanço da medicina. A vereadora Sandra Tadeu, idealizadora do prêmio, parabenizou a professora por sua brilhante trajetória e a homenageou em nome de todos os paulistanos.
“A trajetória da cientista Ruth Sonntag Nussenzweig é marcada pela excelência científica e pelo compromisso com a saúde pública, refletindo valores que reconhecemos na Dra. Ludhmila, que luta em defesa da medicina baseada em ciência”, parabenizou a vereadora.
No discurso de agradecimento, a Profa. Ludhmila disse que se sentia honrada em receber o prêmio com o nome da cientista Ruth, que também foi professora da USP e pioneira em estudos para o desenvolvimento da vacina contra a malária.
“Não há médico sem equipe, nem cientista sozinho, sem estrutura, sem universidade, sem dinheiro público bem empregado. Dedico esse prêmio à USP, que hoje é reconhecida pelo ensino público e pela qualidade que nós desejamos para a formação profissional de todo o país. Queremos formar pessoas de qualidade, que vão atuar para fazer uma sociedade melhor”, declarou a professora, que recebeu a homenagem acompanhada pela própria equipe e pelo reitor da USP, Prof. Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Durante a cerimônia, a professora destacou seus mais de 20 anos na USP e recebeu homenagens dos vereadores presentes. Eles enalteceram sua liderança no Hospital das Clínicas durante a pandemia de Covid-19 e relembraram que a médica já foi listada entre os cientistas de maior impacto por um estudo da Universidade de Stanford.