Notícias

Criada em 2008, a Medalha Ruth Cardoso homenageia personalidades civis e militares, empresas e entidades públicas ou privadas, que se destacam na luta pelos direitos das mulheres. Nesta última quarta-feira, dia 6 de abril de 2022, a Profa. Rossana Pulcineli Vieira Francisco, do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), recebeu a honraria.

A premiação foi realizada pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, e homenageou mulheres nas áreas de justiça, assistência social, igualdade racial e saúde da mulher. O Conselho da Medalha decidiu laurear, por unanimidade, a Profa. Rossana Pulcineli Vieira Francisco, que também é Presidente da Comissão de Pesquisa da FMUSP, pelo trabalho que ela desenvolve na questão de gênero, especificamente sobre Violência Contra a Mulher.

“Para mim é uma emoção imensa estar aqui com vocês neste momento recebendo esta medalha que tem o nome de alguém que lutou tanto para que pudéssemos ter igualdade”, disse a Profa. Rossana em sua fala no evento, fazendo alusão à socióloga e ex-primeira-dama brasileira, Ruth Cardoso.

A professora continuou sua fala mencionando como aprendeu sobre igualdade com o pai e citou os incentivos familiares. “É com apoio de meu marido e de meu filho que eu vou onde eu quero. Com o exemplo da minha mãe, aprendi que as mulheres realmente vão aonde elas querem e eu tenho na minha filha minha maior inspiração para continuar lutando.”

Por fim, dividiu a conquista agradecendo a diretoria da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, os médicos do Hospital Universitário e do Hospital das Clínicas, “que foram extremamente guerreiros na atenção às gestantes e puérperas durante a pandemia de Covid-19”, e a área técnica da saúde da mulher da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.