O diretor da Divisão de Neurologia Clínica do HCFMUSP, Prof. Ricardo Nitrini, participou da audiência pública realizada no dia 26 de junho na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir as políticas voltadas ao tratamento e prevenção da síndrome demencial do idoso no Brasil. O Prof. Nitrini, que também integra o Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos (CEREDIC), apresentou dados epidemiológicos, fatores de risco e prevenção da doença, que vem apresentando números crescentes com o aumento da expectativa de vida e o crescimento da população idosa no Brasil e no mundo.
O Prof. Nitrini apresentou também projeções de custos do tratamento para as famílias, baseando-se principalmente em dados gerados por pesquisas realizadas no Brasil e pelo Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento, do qual é integrante.
Além de parlamentares, também participaram da audiência representantes da Federação Brasileira de Doença de Alzheimer e da Associação Brasileira de Geriatria e Gerontologia. O Prof. Nitrini esteve na audiência a convite da deputada federal Flávia Moraes (PDT), membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
Ao término da reunião, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Deputada Federal Lídice da Mata, sugeriu que fosse criada uma comissão constituída por parlamentares e representantes da sociedade civil para a elaboração do Projeto de Lei para o Plano Nacional de Demência.
A síndrome demencial é uma condição adquirida ao longo da vida, na qual o indivíduo apresenta declínio cognitivo de forma lenta e gradual, associado ao comprometimento das funções sociais e funcionais.