Notícias

O Prof. Chao Lung Wen, Chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), foi eleito para reassumir a presidência da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms) até julho de 2024. A ABTms surgiu como Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) em 2002, e teve o Prof. Chao como um dos membros fundadores e presidente de 2006-2013.

Atualmente, a organização promove a troca de conhecimento e experiências entre entidades públicas e privadas, comunidade técnico-científica e organismos internacionais atuantes no âmbito da Telemedicina e Telessaúde, estimulando a disseminação de boas práticas e o fortalecimento do ensino e da pesquisa em favor da sociedade brasileira.

A Telessaúde vive um momento decisivo no país com a publicação da Portaria 1.348 do Ministério da Saúde (02/06/22), que regulamenta ações e serviços de Telessaúde no SUS, e a aprovação do Projeto de Lei de Telessaúde 1998/20 na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, que autoriza e disciplina a prática da Telessaúde em todo o território nacional.

“É cada vez mais importante a existência de uma entidade que fomente o desenvolvimento organizacional e as boas práticas em Telessaúde Integrada”, diz o Prof. Chao. “A ABTms é a única entidade atual que pode convidar os conselhos das 14 profissões da área de saúde a atualizarem suas resoluções sobre o tema e apoiar a identificação de boas práticas e da ética na aplicação das tele tecnologias digitais para fins de saúde”, completa.

O professor ainda lembra que, caso o PL 1998/20 seja sancionado, tornar-se-ia obrigatório o ensino de telemedicina e Telessaúde em todas as graduações de saúde, residência médica e residência multiprofissional. “Nessa situação, a FMUSP e o HCFMUSP (Hospital das Clínicas) teriam muito o que contribuir”, diz.