O Prof. Dr. Sergio Paulo Bydlowski, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), foi nomeado Presidente Substituto da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio. Membro titular na condição de representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o docente passou a ocupar o novo cargo após a emissão da portaria MCTI nº 6.386, de 27 de setembro de 2022.
A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar, criada através da lei nº 11.105, de 24 de março de 2005, cuja finalidade é prestar apoio técnico consultivo e assessoramento ao Governo Federal. Ela acompanha o desenvolvimento e o progresso científico principalmente nas áreas de biossegurança, biotecnologia e bioética. A comissão é composta por um grupo de 54 doutores (27 titulares e 27 suplentes) e reúne representantes de ministérios e especialistas.
“É uma honra atuar como Presidente substituto da CTNBio, órgão que congrega importantes pesquisadores no Brasil, dedicados à biossegurança. Dentre os vários desafios que se avizinham para a CTNBio, talvez um dos mais importantes seja a área das terapias avançadas, principalmente a terapia gênica em humanos, para a qual haverá a necessidade da elaboração de diretrizes específicas”, diz o Prof. Sergio Paulo Bydlowski.