Notícias

Jorge Simão do Rosário Casseb é membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Retrovírus da USP, que promove estudos na área de virologia

O Prof. Jorge Simão do Rosário Casseb, Associado do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), foi agraciado, como melhor clínico na área de HTLV (vírus linfotrópico de células T humanas), pelo “IRVA Awards 2022”, entregue pela Associação Internacional de Retrovirologia.  

O cerimonial de premiação aconteceu no dia 09 de maio desse ano, em formato on line, durante a 20ª edição do “International Conference On Human Retrovirology: HTLV and Related Viruses 2022”, que ocorreu de 08 a 11 de maio de 2022, com transmissão remota direto de Melbourne, na Austrália. O congresso teve como objetivo enfatizar a necessidade de aumentar a produção de pesquisa em saúde pública e ciências sociais do HTLV-1 e dar uma resposta direta à recente consulta global da Organização Mundial de Saúde, que pediu iniciativas para reduzir a carga do HTLV-1.

O Prof. Jorge Casseb destacou que o vírus linfotrópico de células T humanas tipo (HTLV-1) “acomete cerca de 5-10 milhões de pessoas no mundo, sendo quase um milhão no Brasil”. O Professor ainda complementou: “durante os últimos 22 anos estudamos e cuidamos, em conjunto com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas e o Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, de cerca de 2 mil pacientes portadores desse vírus e que continuam sendo assistidos com acompanhamento clínico”.

Durante a entrega do prêmio, o Prof. Casseb agradeceu aos pacientes voluntários que colaboram com os estudos sobre HTLV, aos estudantes de pós-graduação que contribuem com as pesquisas, aos pesquisadores, professores e demais envolvidos do grupo de pesquisa ao qual ele faz parte. Em especial, ao Prof. Augusto C. Penalva de Oliveira, do Instituto Emílio Ribas, a Dra. Youko Nakui, Dr. José Vidal e Dr. Helio Gomes do HCFMUSP. 

Breve currículo 

O Prof. Jorge Simão do Rosário Casseb possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (1989), mestrado em Alergia e Imunopatologia pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo (1999) e Professor Livre Docente pela UNIFESP (2010) e USP (2014). Atualmente, é professor do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV-1, HTLV, imunologia e mielopatia associada ao HTLV-1.

Saiba mais: https://sites.usp.br/retrovirus/objetivos/e