O Prof. Antonio de Padua Mansur, Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Médico Assistente do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, lançou livro de sua autoria com o título “Prevenção Primária das Doenças Cardiovasculares”, pela Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP). Essa obra foi produzida pelo Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino da Graduação com a parceria da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo.

No livro, constam as mais recentes informações sobre a prevenção primária das doenças cardiovasculares, os fatores de riscos associados (hipertensão arterial sistêmica, tabagismo, dislipidemias, diabetes melito) e comorbidades, como males decorrentes da poluição, da depressão, da disfunção erétil e dos problemas de saúde bucal. A obra é destinada a alunos de graduação na área da saúde humana e ao público em geral interessado no tema.

De acordo com o Prof. Antonio Mansur, a prevenção das doenças cardiovasculares é a intervenção de maior impacto, porque são as principais causas de morte no Brasil. “Quanto mais intensa a prevenção primária, maior será o benefício, principalmente na redução do infarto agudo do miocárdio e do acidente vascular cerebral e, para que isso ocorra, é necessário um adequado aconselhamento visando uma vida saudável”, declarou o Prof. Mansur.