Notícias


O curta-metragem documental A Nascente Mora Aqui teve sua pré-estreia realizada na última sexta-feira, dia 17 de julho de 2020, com apresentação da diretora Gabriela Nassar, transmissão ao vivo do filme por streaming e um debate que discutiu a preservação de espaços verdes públicos e sua importância no contexto da pandemia da Covid-19. O Prof. Paulo Saldiva, do Departamento de Patologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) participou do debate.

O filme retrata a importância da Praça da Nascente, que abriga 13 nascentes e remanescentes do cerrado em plena cidade de São Paulo e busca provocar uma discussão mais ampla, como o direito a uma cidade mais humana, a importância dos espaços verdes para o bem-estar físico e emocional das pessoas. No documentário são entrevistados especialistas da organização SOS Mata Atlântica, da iniciativa Rios e Ruas, do projeto Cerrado Infinito, além de arquitetos, hidrogeólogos e médicos que têm papel ativo nas mobilizações pela preservação da praça. 

A Profa. Thais Mauad, do Departamento de Patologia da FMUSP, foi uma das entrevistadas e destaca a importância da preservação das águas e plantas da praça, ameaçadas pela construção de um edifício no entorno. “Um espaço como a Praça da Nascente serve como local de prática de atividades físicas, exposição ao sol, encontro de pessoas, de relaxamento, todos mecanismos envolvidos nos efeitos benéficos à saúde (física e mental), presentes em áreas verdes”, afirma a Profa. Thais.

O lançamento para o público em geral aconteceu dia 18 de julho de 2020 e o filme pode ser assistido em: https://bit.ly/sospraçadanascente