A Universidade de São Paulo (USP), agraciou quatro Professores da Faculdade de Medicina e dois da Escola Politécnica com a medalha Armando de Salles Oliveira, pelo destaque em ações contra à Covid-19, em cerimônia realizada online, durante a 1006ª Sessão do Conselho Universitário, no dia 09 de março de 2021.
Os condecorados da Faculdade de Medicina da USP foram a Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfa, do Departamento de Clínica Médica e Diretora Clínica do Hospital das Clínicas da FMUSP, a Profa. Ester Cerdeira Sabino, do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias, o Prof. Esper Georges Kallas, do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias, e o Prof. Paulo Hilário Nascimento Saldiva, do Departamento de Patologia.
Os premiados da Poli-USP foram o Prof. Marcelo Knorich Zuffo e Prof. Raúl González Lima, que atuaram no desenvolvimento de um ventilador pulmonar para uso em casos de pacientes com coronavírus.
“Na Faculdade de Medicina e no Hospital das Clínicas, desde o início da primeira onda causada pela Covid-19, inúmeros profissionais de saúde se emprenharam de corpo e alma diuturnamente e contribuíram de forma efetiva para proporcionar o melhor atendimento possível e minimizar o sofrimento da população”, relatou o Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Diretor da FMUSP. Ele ainda complementou: “essa é uma homenagem a todos os profissionais envolvidos. Como forma de personificar e representar a diversidade das atividades, reconhecemos que a escolha dos nomes laureados é totalmente justa”.
“A Profa. Eloisa Bonfá, por sua atuação na liderança e coordenação das atividades assistenciais, o Prof. Esper Kallas, pelo exercício de coordenação dos estudos sobre vacinação, o Prof. Paulo Saldiva, pelo desenvolvimento das técnicas de autópsia minimante invasiva, e a Profa. Ester Sabino, pelo trabalho no diagnóstico, desde o sequenciamento genético do primeiro caso do Brasil até a identificação das novas cepas que infelizmente estão se disseminando pelo país; todos eles com atividades extremamente relevantes para a sociedade”, afirmou o Prof. Tarcisio.
“A homenagem a estes seis professores representa um tributo a todos os nossos alunos, docentes e servidores que têm atuado nessa linha de frente”, destacou o Prof. Vahan Agopyan, Reitor da USP.