O desenvolvimento de novos processos em radiologia, a criação de radiofármacos e nanomoléculas, além de novas tecnologias e técnicas nos diagnósticos por imagem são alguns dos temas do I Workshop Advances in Molecular Imaging and Radiopharmacy, realizado nos dias 7 e 8 de maio no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InRad-HCFMUSP).
Pesquisadores estrangeiros e de diversas partes do Brasil participaram da abertura do evento, realizado no auditório do Inrad com a presença do diretor da FMUSP, Prof. Dr. Jose Otavio Costa Auler Jr; do pró-reitor de pesquisa da USP, Prof. Dr. Sylvio Roberto Accioly Canuto, que esteve em sua primeira visita oficial à FMUSP, além do presidente do Conselho Diretor do Inrad, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri; do presidente do Conselho Diretor do Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp), Prof. Dr. Roger Chammas; do diretor executivo da rede de Laboratórios de Investigação Médica (LIMs) do HCFMUSP, Prof. Dr. Geraldo Busatto Filho; e do diretor do Centro de Medicina Nuclear do Inrad, Prof. Dr. Carlos Alberto Buchpiguel.
“Reunimos estudantes e pesquisadores das áreas básicas da radiologia e também profissionais que já atuam nos diagnósticos de imagem. A ideia é colocar esses profissionais em contato para que os avanços nas pesquisas básicas possam ser traduzidos em melhorias das técnicas aplicadas em radiologia”, afirma o Prof. Dr. Fábio Luiz Navarro Marques, do Laboratório de Radiofarmácia do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP, responsável pela organização do workshop, promovido pela FMUSP com apoio do Inrad, Icesp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade da Califórnia-Davis.