Notícias

Iniciativa do Grupo de Resíduos Biológicos do ReAgir propõe treinamentos e observações práticas para melhorar o descarte de resíduos no campus

Com o compromisso de promover práticas sustentáveis dentro da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), o Grupo de Resíduos Biológicos, que faz parte do programa ReAgir – Por um Futuro Sustentável, desenvolveu o projeto Bio-lixo Seguro. A iniciativa tem como foco ampliar a conscientização sobre o descarte correto de resíduos biológicos — infectantes ou não — e garantir maior segurança para a comunidade acadêmica e para o meio ambiente.

O projeto consiste na realização de treinamentos on-line para os ingressantes da Faculdade sobre a forma correta de descarte, na reciclagem periódica desses conhecimentos para os demais membros da comunidade e em observações presenciais, quando necessário, com o objetivo de prevenir falhas por desconhecimento ou negligência, especialmente no manuseio de agentes perigosos, conforme determina a legislação vigente.

A fase piloto do projeto foi realizada no Centro de Bioterismo da Faculdade. Durante um mês, o grupo observou todos os tipos de descarte (biológicos, químicos, recicláveis e comuns) e realizou quatro visitas semanais. Embora nenhuma não conformidade tenha sido identificada, a etapa foi essencial para o treinamento prático dos membros do grupo, formado por Sueli Fátima de Bastos, Edite Hatsumi Yamashiro Kanashiro, Deiseane Ramos dos Santos, Leandro Iannuzzi, Natália Souza de Godoy e Vivian Caso Coelho.

O Bio-lixo Seguro será implementado em quatro fases: definição do cronograma de visitas às Unidades com anuência das chefias; coleta e análise dos dados levantados nas observações feitas pelo grupo e por facilitadores locais; levantamento de necessidades e orçamento para aquisição de lixeiras e adesivos de identificação; e, por fim, realização dos treinamentos com a comunidade.

O principal indicador de sucesso do projeto será alcançar “zero” de não-conformidades em todas as Unidades geradoras de resíduos biológicos e outros resíduos considerados perigosos, mantendo treinamentos contínuos tanto para novos membros quanto para a reciclagem de toda a comunidade.

“Embora as Normas Regulamentadoras existentes já exijam cuidados rigorosos, o diferencial da iniciativa está na prevenção ativa, com foco educativo, acompanhamento direto e revisão constante dos procedimentos. Isso promove uma cultura institucional mais sólida e consciente quanto à gestão de resíduos” explica Sueli Bastos, líder do Grupo de Resíduos Biológicos do ReAgir.

O sucesso do projeto depende da adesão de toda a comunidade da FMUSP, incluindo os Laboratórios de Investigação Médica (LIMs), unidades administrativas e áreas assistenciais. A colaboração entre setores é essencial para consolidar um ambiente universitário mais seguro, responsável e sustentável.

O ReAgir – Por um Futuro Sustentável tem o objetivo de mobilizar a comunidade acadêmica para promover ações concretas em prol do meio ambiente. Ao longo deste ano, serão desenvolvidas iniciativas com foco em sete pilares: Água, Áreas Verdes, Energia, Resíduos Biológicos, Resíduos Comum e Reciclável, Resíduos Químicos e Tecnologia.


Assessoria de Comunicação e Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br