O projeto Primeiros Laços, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, liderado por uma equipe do Instituto de Psiquiatria (IPQ) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), venceu na categoria Inovação em Medicina Social, do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica, no dia 05 de dezembro. Outros quatro trabalhos também foram condecorados, nas esferas de Medicina Diagnóstica, Genética, Tratamento e Prevenção.
O projeto Primeiros Laços oferece cuidados que permitem melhorar as condições de vida de mães adolescentes, que vivem em condições socioeconômicas vulneráveis, na região oeste de São Paulo. Além de, fazer prevenção aos agravos à saúde física e mental, e promoção do desenvolvimento cognitivo e socioemocial infantil. O Prof. Guilherme Polanczyk, um dos coordenadores, explicou, “alinhamos o rigor científico, integrando o conhecimento de diversas disciplinas, como neurociência, genética e psiquiatria, com a excelência da assistência à saúde”. Complementa Polanczyk, “esse prêmio representa o reconhecimento da importância do investimento na primeira infância. Ficamos extremamente honrados e, acima de tudo, motivados a seguir em frente trabalhando para a primeira infância no Brasil”.
Autores do Primeiros Laços: Eurípedes Constantino Miguel Filho, Guilherme Vanoni Polanczyk, Anna Maria Chiesa, Alícia Matijasevich Manitto, Helena Paula Brentani, Alexandre Archanjo Ferraro, Lislaine Aparecida Fracolli, Daniel Graça Fatori de Sá, Fernanda Speggiorin Pereira Alarcão, Verônica Luiza Vale Euclydes, Leticia Aparecida da Silva e Adriana Cristina Argeu.