Cerca de 300 integrantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Armindo Ramos, em São Vicente, litoral sul de São Paulo, tiveram a oportunidade de aprender técnicas de primeiros socorros em uma aula prática realizada no dia 10 de março. O evento foi organizado pelo projeto KIDS SAVE LIVES BRASIL (KSLB), que visa capacitar o público leigo a salvar vidas em situações de emergência, e teve a participação de alunos, professores e funcionários.

Durante o treinamento, todos foram instruídos sobre como agir em casos de parada cardíaca em adultos. Os instrutores responsáveis pela atividade foram voluntários da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

“Foi uma experiência incrível de ensino-aprendizagem em ressuscitação cardiopulmonar para crianças, professores e funcionários”, diz a Profa. Naomi Kondo Nakagawa, coordenadora nacional do KSLB, juntamente com a Profa. Maria José Carvalho Carmona, ambas da FMUSP.

Para a estudante do quarto ano de Medicina, Pérola Sugimoto, a recepção por parte dos alunos foi o destaque. “No final, eles disseram que gostaram do fato da aula ser prática e ficaram bastante curiosos para conhecer os instrutores.” Já a voluntária e pesquisadora do LIM/05 do HCFMUSP, Mariangela Macchione, diz que realizar os treinamentos do KSLB “têm sido gratificante e emocionante, porque vemos as crianças interessadas e dedicadas para a causa de salvar vidas”.