Notícias

Plantamed.inpresses tem páginas nas redes sociais com conteúdo específico sobre o assunto

O projeto de divulgação científica, Plantamed.inpresses, iniciado em setembro do ano passado, tem como objetivo divulgar o uso terapêutico de plantas medicinais e fitoterápicos aos profissionais da área da saúde. Ele faz parte dos projetos de pesquisa realizados pelo Laboratório de Produtos e Derivados Naturais, associado à disciplina do Departamento de Cirurgia da FMUSP.

Atualmente, é integrado pelo bolsista de iniciação científica (PIBIC USP/CNPq), Mateus de Souza Ribeiro, com orientação da Profa. Ana Flávia Marçal Pessoa, além de contar com três voluntários. Juntos, eles organizam páginas no Facebook e no Instagram com postagens regulares sobre diferentes plantas detentoras de propriedades medicinais, apresentando fotos, descrição, ação farmacológica, entre outras informações. Também possuem um canal no Youtube com webinars explorando o tema.

“A utilização racional de plantas medicinais e fitoterápicos está se tornando uma realidade na clínica médica”, diz a Profa. Ana Flávia. Afinal, eles são regulamentados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e sujeitos a testes e controles de qualidade iguais aos feitos em medicamentos convencionais. Mas com essa disseminação maior, também surge uma nova responsabilidade em relação às informações transmitidas”.

O objetivo do Plantamed.inpress é levar aos profissionais da área da saúde informações com embasamento técnico-científico sobre o uso terapêutico das plantas medicinais e fitoterápicos, mostrando os mecanismos de ação e efeitos adversos dessas práticas”, completa a professora.