Ainda pouco conhecido por muitos alunos e pesquisadores, o Observatório da Produção Intelectual organizado pelos bibliotecários da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) foi fundamental na resposta à pandemia de Covid-19. “Os dados disponíveis do Observatório da Produção Intelectual nortearam a resposta científica à pandemia. Conseguimos organizar grupos de investigação em várias áreas porque sabíamos exatamente quem estava trabalhando com os temas que demandavam pesquisa imediata. Agregamos grupos específicos para gerar o conhecimento necessário de condutas médicas e também para difundir essas condutas em outros centros”, conta ao Jornal da USP o professor Roger Chammas, que atuava como vice-diretor da instituição durante a pandemia.

Este repositório vem sendo construído desde 2014, quando se iniciou um mapeamento da produção acadêmica no Complexo da Saúde, que envolve diversos institutos, hospitais e faculdades da USP. Rosa Maria Fishi, bibliotecária e uma das principais gestoras do projeto, descreve sua elaboração: “Em primeiro lugar organizamos as métricas, tais como o índice de impacto das publicações e as citações dos trabalhos. A partir disso, surgiu um espaço virtual próprio com todos os trabalhos produzidos e com várias maneiras de se realizar as consultas – por assunto, por data, por nome do autor, pelo grupo de trabalho. Ele entrou no ar em 2018 com esse nome.”

O passo seguinte, segundo Rosa, foi organizar comunidades temáticas virtuais dentro do site. A primeira delas, dedicada à covid, pode ser acessada no site institucional, com 1.351 itens até o momento, entre artigos científicos, comunicações em eventos e livros. Este número aumenta mês a mês, quando ocorrem as atualizações dos dados.

Continue a leitura em https://jornal.usp.br/ciencias/repositorio-de-dados-da-faculdade-de-medicina-ajuda-na-articulacao-entre-cientistas/