Os residentes do segundo e terceiro ano do programa de Oncologia Clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) alcançaram, mais uma vez, um desempenho acima da média, segundo o exame anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). O exame deste ano contemplou cerca de 200 programas de residência em Oncologia Clínica, sendo que o grupo do instituto ficou entre os quatro melhores do mundo.
Com duração de cinco horas, a prova foi realizada por mais de 1.850 profissionais de todo o mundo por meio de plataforma digital e contou com a participação de 29 residentes do Icesp. As 200 questões de múltipla escolha abrangeram todas as áreas de conhecimento do campo oncológico, incluindo temas como diagnósticos diferenciais, manejo de pacientes, terapias e outros.
“A prova funciona como auto avaliação do desempenho profissional. Seu objetivo não é criar um ranking. Mas como as médias de cada programa são calculadas, isto acaba criando um gráfico de distribuição das médias e, automaticamente, um ranking. As instituições não têm o seu nome divulgado. Mas olhando o gráfico, podemos nos comparar e o ICESP ficou em 4o lugar, muito próximo à média do primeiro colocado, provavelmente uma grande Instituição dos Estados Unidos”, segundo o Prof. Dr. Daniel Fernandes Saragiotto, responsável pela Residência Médica em Cancerologia Clínica do ICESP.
Segundo Saragiotto, o exame também ajuda o Programa de Residência a entender a deficiência dos seus residentes para que possa se aprimorar. O grupo de residentes do Icesp superou a própria marca de 2015 e também a média geral em 8 pontos percentuais, obtendo um aproveitamento de 71%.