A Divisão Clínica de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) fez uma cerimônia de homenagem aos residentes (R3), da turma de 2018, que obtiveram 1ª, 2ª, 4ª e 5ª colocações no exame do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) neste ano, entre mais de 750 participantes de todo o país. O evento foi realizado no dia 30 de maio, no Instituto Central, e condecorou os residentes: Dr. Bernardo Rodrigues Mendes Moraes, Dr. Mansur Paulo Abou Saab, Dra. Mariana Almeida Hollaender e Dra. Thaise Silveira Barbosa.

A residente Marianna Hollaender contou que foi um esforço coletivo a aprovação no exame da CBO. “Agradeço aos professores e todos os funcionários da Clínica Oftalmológica que colaboraram muito para esse resultado”, disse Marianna.

O Prof. Remo Susanna Junior, Titular do Departamento de Oftalmologia da FMUSP, falou que a combinação de resultados, individuais e da instituição – que nos últimos 5 anos teve a maior média de nota, entre 80 instituições de ensino, é inédita na história da oftalmologia no Brasil.

A residente Thaise Silveira Barbosa disse que a USP proporcionou uma base forte na formação dela e que o Prof. Remo foi muito importante nessa conquista. “Ele ofereceu estímulo, organizou as escalas de atendimento para que pudéssemos estudar e deu suporte com um curso preparatório”, disse Thaise.

“Tenho certeza que o nível de conhecimento médico associado a formação moral e humana que nossos residentes possuem, propiciarão o exercício da medicina em sua plenitude, razão maior de nossa profissão”, declarou o Prof. Susanna.