Notícias


A senadora Daniella Ribeiro visitou recentemente a Faculdade de Medicina da USP para conhecer o projeto que propõe melhorar o fluxo de pacientes cirúrgicos no pronto-socorro e promover capacitação para profissionais em todo o Brasil. A proposta, apresentada pela professora Ludhmila Hajjar, recebeu apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira, e do deputado Aguinaldo Ribeiro, resultando na aprovação de um investimento total de 120 milhões de reais para os próximos dois anos.

O programa inclui a capacitação de profissionais e a replicação de modelos de sucesso em diversos estados, com especial ênfase na geração de empregos e na melhoria do fluxo de pacientes cirúrgicos que chegam ao pronto-socorro. Com esta abordagem, a gestão abrangerá uma colaboração mais eficiente no sistema de saúde público de alta complexidade, impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável e eficiente, e a criação de oportunidades no setor. 


Em Destaque

"Este projeto representa um avanço significativo no aperfeiçoamento da assistência à saúde no Brasil, pois busca criar uma linha de cuidado específica para pacientes com indicação de cirurgia de emergência. O investimento será direcionado para a implementação de estratégias que visem reduzir os riscos de complicações pós-operatórias nesta população, melhorando assim a qualidade e segurança dos procedimentos cirúrgicos". 

Profa. Ludhmila Abrahão Hajjar |  Titular da Disciplina de Emergências Clínicas desde 2023 

Profa. Ludhmila Abrahão Hajjar, Titular da Disciplina de Emergências Clínicas desde 2023 da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Especialista em Clínica Médica, Cardiologia, Medicina de Emergência e em Terapia Intensiva e Diretora da Cardio-Oncologia do InCor-HC-FMUSP e Coordenadora da Cardio-Oncologia do ICESP-HCFMUSP.