Resiliência, saúde mental e vida acadêmica foram alguns dos temas apresentados para os calouros da Faculdade de Medicina da USP dentro da programação da Semana de Recepção aos Calouros, que acontece de 26 de fevereiro a 2 de março.
Os ingressantes conheceram o projeto VERAS – Vida de Estudante e Residente da Área da Saúde, o Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno (Grapal) e o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da FMUSP, durante apresentações realizadas no dia 2 de março no teatro do Instituto Oscar Freire.
As palestras mostraram as dificuldades que permeiam a vida acadêmica do estudante de medicina e os detalhes do funcionamento dos serviços de apoio. Foram ministradas, respectivamente, pela professora Patrícia Zen Tempski, pesquisadora do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (Cedem) da FMUSP, pelo psiquiatra Eduardo de Castro Humes, coordenador do Grapal, e pelo psiquiatra Arthur Danila, da Coordenadoria de Atendimento Integral ao aluno do NAE.
No encerramento da atividade, a professora Naomi Kondo Nakagawa, do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FOFITO) da FMUSP, entregou mais uma cadeira de rodas dentro do projeto Lacre em Ação Lacre Solidário.
“A cadeira é resultado de uma ação solidária e social desenvolvida com alunos, funcionários e professores da FMUSP ao longo do ano, que culminou com a entrega da cadeira para a escola Josafá Tito Figueiredo, da rede pública do município de Guarulhos, na Grande São Paulo. Demos treinamentos aos professores e agora a própria escola vem desenvolvendo essa ação”, disse a professora Naomi.