A ideia é que a premiação seja promovida anualmente, sempre no dia 11 de fevereiro, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) lançaram, no dia 15 de março de 2021, o Prêmio Ester Sabino para Mulheres Cientistas do Estado de São Paulo. No evento, realizado de forma virtual, foram homenageadas a própria Profa. Ester, que dá nome ao prêmio, e a pesquisadora Jaqueline Goes, que faz parte da equipe coordenada pela Professora.
O objetivo do prêmio é reconhecer a contribuição inestimável das mulheres cientistas para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do Estado de São Paulo. A ideia é que a premiação seja promovida anualmente, sempre no dia 11 de fevereiro, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.
O prêmio é dividido em duas categorias, uma que celebra cientistas seniores, com carreira consolidada e grandes contribuições para a ciência do Estado, e outra que premia jovens pesquisadoras de destaque.
A Profa. Ester Cerdeira Sabino, Associada do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), é médica, imunologista, ex-diretora do Instituto de Medicina Tropical da FMUSP e liderou o sequenciamento do genoma do coronavírus. A Profa. Ester já estava se preparando para sequenciar o genoma das primeiras cepas do vírus Sars-CoV-2 antes mesmo que ele chegasse ao Brasil, liderando um time de pesquisadores da USP e do Instituto Adolfo Lutz.
Continue a leitura em: https://jornal.usp.br/institucional/secretaria-de-desenvolvimento-cria-premio-em-homenagem-a-professora-ester-sabino/