A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) estão realizando, no período de 17 a 21 de julho de 2023, o VII Curso em Oncologia Molecular, oferecido para alunos de graduação ou recém-formados nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde. O evento reúne especialistas de destaque que atuam na área de pesquisa oncológica, proporcionando um ambiente propício para atualizações sobre o tema.
Como parte da programação, no dia 17 de julho, o Auditório do ICESP recebeu um seminário especial com a presença da Dra. Elisabete Weiderpass, renomada pesquisadora brasileira, especialista em epidemiologia e prevenção do câncer, e atual diretora da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC).
A Dra. Elisabete fez uma apresentação abrangente sobre o panorama da doença ao redor do mundo, destacando dados alarmantes. Segundo a pesquisadora, o câncer será a principal causa de limitação da longevidade em todos os países até o final do século. De acordo com dados apresentados, em 2020 foram registrados globalmente 19,3 milhões de diagnósticos, com uma projeção alarmante de 30,2 milhões de casos até 2040. “A maioria dos países, inclusive os mais desenvolvidos, não está preparada para lidar com o aumento no número de pacientes“, alertou a pesquisadora.
Também foram compartilhadas informações sobre os fatores de risco do câncer, classificados em diferentes níveis pelo IARC. Essa classificação leva em consideração a quantidade e a qualidade da literatura científica disponível sobre substâncias potencialmente carcinogênicas.
Desse modo, a colaboração internacional do IARC com instituições e pesquisadores brasileiros é fortalecida pelo encontro promovido pelo ICESP e pela FMUSP, reafirmando a missão da Agência de apoiar países em desenvolvimento, ao fornecer dados e informações relevantes para a prevenção do câncer.
Saiba mais sobre o VII Curso em Oncologia Molecular em: https://www.cursooncologia.com.br/
Confira mais dados sobre a prevalência do câncer no mundo: https://gco.iarc.fr/tomorrow/en
Dra. Elizabete Weiderpass
A Dra. Weiderpass atuou anteriormente como líder do Departamento de Pesquisa do Registro de Câncer da Noruega e do Grupo de Epidemiologia Genética do Centro de Pesquisa Folkhälsan, na Finlândia. Foi Professora de Epidemiologia Médica no Karolinska Institutet em Estocolmo, Suécia, e Professora de Epidemiologia do Câncer na Arctic University of Norway. Ela também ocupou cargos de Professora Adjunta em Epidemiologia do Câncer no Brasil, China e República Islâmica do Irã, e foi Professora Visitante no Kuwait. É autora de mais de 700 publicações científicas em periódicos internacionais revisados por pares.