O II Seminário de APS da FMUSP foi realizado no dia 30 de setembro de 2022, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária, e trouxe como tema “O SUS como escola: Integração entre ensino e serviço na Atenção primária à Saúde”.
Com a participação de 180 convidados da área da saúde, incluindo gestores, estudantes, gerentes das Unidades Básicas de Saúde, docentes e pesquisadores da USP e da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), o evento foi dividido em quatro partes: acolhimento e abertura, apresentação do histórico do ensino de APS na FMUSP, desafios da integração com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Centro Saúde Escola Butantã (CSEB), e roda de conversa.
O seminário foi organizado pela Subcomissão de Ensino de Atenção Primária (APS), coordenada pela professora Carolina Schmitt. Antes mesmo da sua realização, um grupo de trabalho coordenado pela Dra. Mariana Sato, supervisora do Programa de Atenção Primária (APS) da FMUSP, aplicou questionários e conduziu entrevistas com representantes das diferentes categorias convidadas para identificar e mapear os principais desafios e potencialidades da integração de APS na Faculdade.
Como pontos positivos, foram destacados a boa avaliação do ensino da FMUSP, a presença de novos olhares, propostas e direcionamentos trazidos pelos estudantes, e a interação produtiva entre profissionais e alunos. Já a pouca disponibilidade de espaço físico onde são realizados os estágios, a falta do retorno da percepção dos alunos e o excesso de burocracia foram apontados como áreas a serem desenvolvidas.
“Foi interessante constatar que os desafios apontados pelos gestores, gerentes, profissionais de saúde, discentes, supervisores acadêmicos e discentes da FMUSP estavam bem alinhados”, diz a Dra. Mariana Sato. “Diante disso, a Subcomissão de Ensino de APS da FMUSP está buscando meios para fortalecer a parceria com a Supervisão Municipal de Saúde, com o objetivo de contribuir para a elaboração de um planejamento com vista a responder os desafios pontuados.”
Já a professora Ana Claudia Germani, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, que participou de modo incisivo na realização do Seminário, acredita que “a escuta, após o isolamento e os desafios da pandemia, foi um passo essencial para avançar de forma colaborativa no alinhamento de expectativas e na integração entre ensino e serviço no modelo atual”. Segundo a docente, o encontro funcionou para aumentar sua motivação em relação aos próximos passos. “Espero que outros participantes também tenham saído com este entusiasmo”, conclui.
Na FMUSP
Na Faculdade de Medicina da USP, a construção de campos de estágio na APS apoia-se no Contrato Organizativo de Ensino e Serviço (COAPES), instituído em dezembro de 2016, que oficializou a parceria entre a Universidade de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde. O COAPES é uma diretriz proposta pelos Ministérios da Educação e da Saúde para fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade.
A Subcomissão de Ensino de Atenção Primária da FMUSP, subordinada à Diretoria e à Comissão de Graduação da Faculdade, foi regulamentada em 2016 e busca favorecer o desenvolvimento dos campos de estágio nos serviços de APS. Para isso, são realizadas reuniões mensais que facilitam a comunicação e a colaboração entre a Instituição de Ensino - representada por docentes, supervisores acadêmicos e discentes - e os serviços - representados por gestores e profissionais de saúde.